quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Happy Birthday, 'Hitch'!

Na última sexta feira, 13 de Agosto, Alfred Hitchcock completaria 111 anos. Além disso, já se vão 50 anos de “Psicose”, o clássico dirigido pelo mesmo e estrelado por Janet Leigh e Anthony Perkins.


Eu, particularmente, sou um fã de ‘Hitch’. Gosto muito daquela fase de 54 a 63. Em que se atropelam obras-primas como “Janela Indiscreta”, “Vertigo”, “Intriga Internacional”, “Psicose”, “Os Pássaros” e “Marnie”.

Sem contar os filmes menores e diferentes dessas obras tão consagradas, como a comédia de erros e humor negro “O Terceiro Tiro” ou os ‘confinados’ “Festim Diabólico” e “Disque M para matar”, que se passam quase que integralmente em um único espaço físico (e diversos meta-físicos).

Hitchcock tinha essa habilidade impressionante de DIREÇÃO.

Era o diretor por excelência, conseguiu fazer com que esse dois filmes que aparentemente podem ser interpretados como teatro filmado tivessem aspecto cinematográfico. Em ambos ele se absteve de uma interferência no roteiro e simplesmente filmou. E como filmou...



O que também me admira é a universalidade de Hithcock.

O diretor fazia filmes para as massas em Hollywood e nos “Cahiers du Cinéma” era analisado por Éric Rohmer que comparava seu cinema à filosofia de Platão e à ‘Crítica da Razão Pura’ do também filósofo Immanuel Kant.

E me parece perfeitamente aceitável que transite tanto no lado intelectual quanto no do puro entretenimento. Porque Hitchcock é isso; é tomar sustos e se deixar levar por trilhas alucinantes de Bernard Herrman, mergulhar nos enredos e histórias doentias e na ‘mise-em-scène’ do mestre do suspense. Mas, simultaneamente, atestar o quanto ele contribuiu para o cinema e quanta filosofia, psicologia, e outros temas exalam de suas películas.

É tempo de medo, arrepios e apreensão.

É tempo de ver Cary Grant sendo perseguido por um Avião, Janet Leigh sendo esfaqueada durante um banho purificante e Tippi Hedren sendo atordoada por corvos.

Viva Alfred Hitchcock.

3 comentários:

  1. http://www.65anosdecinema.pro.br/index.htm

    dá um look, meu amigo

    abraçõ

    ResponderExcluir
  2. Hail Hitchcock!

    "Mr. Rusk, you're not wearing your tie"

    ResponderExcluir
  3. Adoro Hitchcock, é um dos melhores pensadores em relação ao cinema moderno.

    ResponderExcluir