terça-feira, 7 de setembro de 2010

"No Passo do Roteiro"

Rondando pelas bandas da Vila Madalena, mais precisamente na rua Heitor Penteado, me deparei com uma iniciativa recente que agradará muitos cinéfilos.

São lambe-lambes que contam pequenos roteiros, micro-roteiros, alguns são só textos outros quadrinhos ou uma ilustração, todos com cores vivas e chamativas.

A iniciativa tem nome e dono. Chama-se “No Passo do Roteiro” e é de Laura Guimarães. No blog http://nopassodoroteiro.blogspot.com/ você poderá se interar melhor a respeito.

Não quero explicar muito e nem teorizar sobre, mas como amante do cinema e das artes em geral me surpreendi bastante com a ideia e não resisto a tecer alguns comentários.

O cotidiano pode ser quebrado e de maneira artística.

É mais ou menos isso que eu sinto. A segunda vez que vi um dos micro-roteiros, eu estava com pressa, mas bati o olho no poste e reconheci o projeto. Não me contive e dei uma olhada.

Os roteiros descrevem momentos, cenas, que no meu imaginário ganham asas e voam se transformando em outros roteiros. Muito disso se deve ao caráter sugestivo do que se retrata. Cenas cotidianas, muitas vezes urbanas, presentes na vida de qualquer um. Essa pluralidade encontra identidade com qualquer um e a partir da assimilação do texto somos convidados a delirar enquanto atendemos outras necessidades, como ir ao trabalho, escola, teatro, cinema, restaurante…

A linguagem é restritiva, serei franco, mas mesmo assim a iniciativa é pra lá de válida.

É uma experiência se deparar com aqueles lambe-lambes, e seja pelo deslumbramento ou pelo estranhamento, aquilo marca. E quem sabe um dia na cabeça daquele que não deu importância à ideia, exista reconhecimento.

Intervenções urbanas são para isso, assaltar o cotidiano.

Fazer isso de forma artística é impagável.

Obrigado Laura e cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário